São alojamentos alternativos diferentes que permitem desfrutar junto à água, de norte a sul do país. Adormeça embalado pelo ritmo da água em embarcações que prometem todo o conforto e respeito pelo ambiente.
Barra Velha, Barra Nova e Ilha da Culatra. Nestas embarcações pode pernoitar com vista para a Ria Formosa, o oceano e as estrelas. A dois, a quatro, ou para seis adultos e quatro crianças – este com piscina a bordo – os barcos-casa da Ria Formosa (Tel. 962156922) estão fundeadas ao largo da praia da Barra Velha.
No Alqueva, um dos melhores locais do mundo para olhar o céu noturno, a Amieira Marina (Tel. 938321925) oferece a possibilidade de adormecer, observando as estrelas, sem poluição luminosa. Escolha uma das sete embarcações com capacidade para entre duas e 12 pessoas, e, durante o dia, navegue no Grande Lago.
A bordo do Narrowboat, T1, ou do Widebeam, T2, a Tagus Marina (Tel. 215931002) oferece a experiência de dormir embalado pelo Tejo. Trata-se de adaptações das tradicionais barcaças britânicas e estão ancoradas no Parque das Nações. O alojamento inclui pequeno-almoço.
Em pleno contacto com a natureza, os barcos-casa da Marinha da Noeirinha (Tel. 963300535) são autossuficientes e 100% ecológicos. Com duas suítes, acolhem até cinco adultos que podem desfrutar da panorâmica incomum das salinas, principalmente a partir do terraço no topo.
Na Ostraveiro (Tel. 913453876) pode também conhecer os viveiros de ostras, a partir das duas casa-barco ancoradas na ria, com capacidade até quatro pessoas.
Alimentada a energias renováveis, pode passar algumas horas à deriva ou férias, com tempo para pescar e passear, neste caso, com marinheiro certificado ao leme: em Oleiros, o Floating Álvaro (Tel. 967763564) oferece uma “casa flutuante” para navegar pelo rio Zêzere.