APOIOS E INCENTIVOS ABERTOS
Estratégia Turismo 2027
Liderar o turismo do futuro é o objetivo desta Estratégia Turismo 2027, focada nas Pessoas, que se compromete com metas de sustentabilidade económica, social e ambiental.
A Estratégia Turismo 2027:
- Define uma visão: afirmar o turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo;
- Estabelece prioridades, definindo cinco eixos estratégicos, com as respetivas linhas de atuação:
- Valorizar o território;
- Impulsionar a economia;
- Potenciar o conhecimento;
- Gerar redes e conectividade;
- Projetar Portugal.
Compromete-se com metas de sustentabilidade económica, social e ambiental.
Metas de sustentabilidade económica:
- aumentar a procura em todo o território: 80 milhões de dormidas;
- crescer em valor: 26 mil milhões de euros em receitas;
Metas de sustentabilidade social:
- alargar a atividade turística a todo o ano, atingindo em 2027 o índice desazonalidade mais baixo de sempre;
- duplicar o nível de habilitações do ensino secundário e pós-secundário no turismo;
- assegurar que o turismo gera um impacto positivo nas populações residentes;
Metas de sustentabilidade ambiental:
- assegurar que mais de 90% das empresas do turismo adotam medidas de utilização eficiente de energia e da água e desenvolvem ações de gestão ambiental dos resíduos.
Ativos Estratégicos da ET27:
Ativos Diferenciadores
Atributos-âncora que constituem a base e a substância da oferta turística nacional, reunindo uma ou mais das seguintes características:
- Endógenos – que refletem características intrínsecas e distintivas do destino/território, com reconhecimento turístico internacional e/ou elevado potencial de desenvolvimento no futuro;
- Não transacionáveis – que são parte de um destino/território concreto, não transferíveis para outro local e não imitáveis;
- Geradores de fluxos – que estimulam a procura
Ativos Qualificadores
Ativos que enriquecem a experiência turística e/ou acrescentam valor à oferta dos territórios, alavancados pelos ativos diferenciadores do destino.
Ativos Emergentes
Ativos que começam a ser reconhecidos internacionalmente e que apresentam elevado potencial de crescimento, podendo no futuro gerar movimentos de elevado valor acrescentado e potenciar o efeito multiplicador do turismo na economia
Ativo Único – Transversal
1. Pessoas
Receber bem em Portugal não é mero marketing: é cultura, é atitude, é identidade.
Consubstancia-se numa vocação universalista que traduz um genuíno interesse
por conhecer outras culturas, valorizar a diferença e o entendimento com outros povos. A nossa vontade e capacidade de valorizar as relações humanas, expressa na forma de nos relacionarmos com os outros é consistentemente reconhecida por quem nos visita. As pessoas são, assim, um ativo único e transversal, com particular importância no Turismo – uma atividade de pessoas para pessoas.
Ativos Diferenciadores
2. Clima e Luz
Clima temperado mediterrânico, ameno, com sol e luminosidade intensa durante a maior parte do ano (em média, 259 dias/ano).
3. História, Cultura e Identidade
Portugal conta com mais de 900 anos de História, com Património Cultural, Militar e Religioso e, também, Património Mundial material e imaterial ao longo de todo o território reconhecido pela UNESCO, um legado de tradições, lendas, usos e costumes, arquitetura e cultura contemporânea (protagonizada por personalidades que se destacam da música ao desporto) e a identidade própria dos territórios e comunidades locais.
4. Mar
Orla costeira de excelência, com potencial para a prática de surf – reconhecido mundialmente – e outros desportos e atividades náuticas, biodiversidade marinha vasta e condições naturais e infraestruturais para cruzeiros turísticos são alguns dos atributos de Portugal. A combinação sol e mar permite oferecer praias (579) e marinas, portos e docas de recreio em Portugal (52) de reconhecida qualidade.
5. Natureza
Portugal tem um vasto e rico património natural, fauna e flora ímpar, constituída por espécies autóctones únicas. Cerca de 23% do território nacional está incluído na Rede Natura 2000, o que faz de Portugal um dos países mais ambiciosos na proteção da biodiversidade e da paisagem.
6. Água
Rios, lagos, albufeiras e águas termais de reconhecida de qualidade ambiental.
Existência de várias praias fluviais ao longo de todo o país (115). A água constitui o suporte de ativos únicos localizados na sua grande maioria no interior do país e com potencial turístico (por exemplo, Alqueva – maior lago artificial da europa, rio Douro, Albufeira do Azibo, Lagoas da Serra da Estrela, Portas de Rodão).
Ativos Qualificadores
7. Gastronomia e Vinhos
A gastronomia tradicional está presente em todo o país. Portugal está entre os países com o melhor peixe do mundo, dispõe de chefs internacionalmente reconhecidos e de vários restaurantes agraciados com estrelas Michelin. Os prémios alcançados pelo vinhos portugueses colocam o país entre os melhores do mundo, sendo um cartão de visita para potenciar o Enoturismo.
O Plano de Ação para o Enoturismo em Portugal, apresentado no dia 13 de março, é um programa desenvolvido no âmbito deste ativo estratégico, com o objetivo de promover o destino e diversificar os mercados emissores, reduzir a sazonalidade e alargar o turismo a todo o território.
8. Eventos Artistico-Culturais, Desportivos e de Negócios
Rede de eventos de expressão artístico–cultural, musicais, desportivos e de negócios, que alcançam diferentes públicos, com cobertura ao longo de todo o país, nomeadamente em territórios onde a procura é menos expressiva. Portugal dispõe de eventos que demonstram um inequívoco contributo para a sua projeção internacional e que, em alguns casos, contribuem, simultaneamente, para dinamizar economias locais em territórios de baixa densidade, concorrendo para alargar o turismo todo o ano e em todo o território.
Ativos Emergentes
9. Bem-Estar
Combina vida saudável, saúde, bem-estar e atividades desportivas e de natureza.
Abrange ainda realização de tratamentos de saúde e bem-estar efetuados em termas e em centros especializados e cujo crescimento se alicerça na qualidade relativa das infraestruturas hospitalares. Na relação qualidade/preço, no reconhecimento internacional do Serviço Nacional de Saúde e boa posição do País em importantes indicadores de saúde.
10. LIVING – Viver em Portugal
Portugal é cada vez mais procurado para viver pela qualidade de vida que proporciona materializada no clima, na gastronomia, na segurança, na proximidade, na relação qualidade/preço. É notória a crescente procura de investidores, cidadãos de outros países, estudantes estrangeiros e investigadores que escolhem Portugal para residir, contribuindo para um ambiente multicultural e um ecossistema empreendedor, capaz de gerar movimentos de elevado valor acrescentado.