Portugal 2020

Portugal 2020

S.I. Inovação Produtiva

São apoiados projetos que incidam na produção de novos ou significativamente melhorados, bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis. No SI Inovação destacam-se dois setores de atividade, a Indústria e o Turismo.

A taxa de apoio máxima é de 75% do Investimento Elegível.

Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2021 – Algarve

Instrumento financeiro promovido pelo Turismo de Portugal, que se encontra a decorrer até 31/12/2021, para o financiamento projetos de investimento turísticos localizados no Algarve. A taxa de apoio corresponde a 80% do investimento, sendo que 75% é financiado pelo Turismo e não vence juros e 25% financiado pela Banca. A operação tem duração máxima de 15 anos e um período de carência máximo de 4 anos.

Programa de Apoio à Produção Nacional

Este Programa destina-se apoiar as empresas do setor da Industria e Turismo que realizarem pequenos investimentos em equipamentos e máquinas, e investimentos na para a economia digital e para a economia verde. Serão atribuídos subsídios a fundo perdido.

S.I. Internacionalização PME

São apoiados projetos no âmbito da internacionalização das PME portuguesas, nomeadamente em ações que visam o conhecimento dos mercados externos, a prospeção e captação de novos clientes internacionais e a dinamização de ações de promoção e marketing internacional.

A taxa de apoio é de 45% das despesas elegíveis, com exceção do PO Regional de Lisboa, em que a taxa máxima é de 40%.

S.I. Qualificação PME

São suscetíveis de apoio os projetos de reforço das capacidades de organização e gestão das PME, incluindo, o investimento em desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva, redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços e a utilização de TIC.

A taxa de apoio é de 45% das despesas elegíveis, com exceção do PO Regional de Lisboa, em que a taxa máxima é de 40%.

S. I. I&DT

Pretende-se aumentar o investimento empresarial em I&I, alinhado com os domínios prioritários da estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente, reforçando a ligação entre as empresas e as restantes entidades do sistema de I&I e promovendo o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação.

Projetos Autónomos de Formação

São suscetíveis de apoio Empresas PME e não PME com projetos de investimento enquadrados nas tipologias de: Inovação Empresarial, Empreendedorismo, Qualificação e Internacionalização das PME, que pretendam desenvolver projetos de formação, na modalidade de candidatura individual.

Programa Adaptar PME

Apoio direto ao investimento na qualificação de processos, organizações, produtos e serviços das PME, nomeadamente na adaptação dos seus estabelecimentos, métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores, às novas condições do contexto da doença COVID-19, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas e das recomendações das autoridades competentes.

A taxa de apoio é de 50% das despesas elegíveis.

S.I. Empreendedorismo Qualificado e Criativo

São apoiados projeto de criação de empresas em setores com uma grande dinâmica de crescimento, incluindo as integradas em indústrias criativas e culturais, e ou setores com maior nível de tecnologia. São ainda apoiados projetos de criação de empresas que apliquem resultados de I&D na produção de novos bens e serviços.

A taxa de apoio máxima é de 75% do Investimento Elegível.