PRR: INTERNACIONALIZAÇÃO VIA E-COMMERCE

PRR – Internacionalização via E-Commerce

Candidaturas: Abertas até ao limite da dotação orçamental.

Apoios a Fundo Perdido: 50% das Despesas Elegíveis

O objetivo deste concurso consiste em conceder apoios a projetos individuais de PMEque, suportados em Planos Detalhados de E-commerce Internacional, visem a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados às tecnologias digitais que configurem ajustamentos aos modelos de negócio internacionais, anulando barreiras geográficas e introduzindo alterações na relação entre os vários intervenientes na cadeia de valor, bem como com o cliente. Os projetos devem integrar a presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

O presente concurso tem aplicação em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

A nível setorial, aplica-se a qualquer setor de atividade

São elegíveis no âmbito do presente concurso as PME, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica.
  • Investimento mínimo de 10.000 € e investimento máximo de 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;
  • Investimento mínimo de 25.000 € e Investimento máximo de 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”

A tipologia “Mais Mercados” enquadrará os projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais.

Para o presente concurso são consideradas despesas ou investimento elegível:

  • Aquisição de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
  • Despesas relacionadas com a aquisição de serviços relativos a:
    • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais paragestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
    • User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização deestratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetivaatração, interação e conversão;
    • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web ContentManagement (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
    • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
    • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA):melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
    • Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
    • Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (textocurto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrairos clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
    • Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
    • Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
    • Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
  • Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (mínima licenciatura).

São elegíveis as despesas assumidas a partir da data da submissão da candidatura, não podendo o projeto estar iniciado à data de apresentação da mesma.

  • “Mais Mercados” – projetos promovidos pelas PME que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais.
  • “Novas Exportadoras” – projetos promovidos pelas PME que não se enquadrem na tipologia anterior.
  • O incentivo é de natureza não reembolsável, ou seja, a fundo perdido.
  • A Taxa de Apoio é de 50%.
  • Limites do investimento:
    • “Novas Exportadoras”: entre 10 mil € e 25 mil €;
    • “Mais Mercados”: entre 25 mil e 85 mil €.

Os projetos têm uma duração máxima de doze meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação.

A execução dos projetos deverá iniciar-se no prazo máximo de seis meses após a comunicação da decisão de concessão do apoio.

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